Senadora Marta Suplicy promove seminário sobre criminalização da homofobia na próxima terça-feira
A senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, vai promover na próxima terça-feira, dia 15 de maio, um seminário para discutir a criminalização da homofobia. O evento será realizado no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal a partir das 10 horas e é aberto ao público. A senadora, que é atual relatora do PLC 122, vai receber das mãos de líderes do movimento LGBT um documento que pede que o texto orginal da ex-senadora Fatima Cleide, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2009, volte a tramitar no lugar do texto mais ameno que Marta apresentou ano passado. É muito provável que esse texto volte a pauta do Senado.
Marta espera que o seminário sensibilize os senadores e a sociedade civil sobre a seriedade do agravamento da violência homofóbica que está ocorrendo hoje no Brasil. “Agora não só a Europa, mas também a Argentina e outros países vizinhos avançam nesse tema e na proteção da diversidade. Enquanto isso, o Brasil caminha para trás”, lamenta ela. “As pessoas estão sendo vitimizadas não só em seus empregos, mas quando passeiam, quando se divertem, em todas as situações”, disse.
O seminário deve contar com participação da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República, e com o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, grande defensor dos direitos da população LGBT. Haverá ainda testemunhos de familiares de vítimas e de pessoas que sofreram homofobia.