Carolina do Norte aprova emenda que proibe casamento gay

Os eleitores da Carolina do Norte, EUA, aprovaram nessa última terça-feira, 08 de maio, uma emenda constitucional que proíbe o casamento homossexual e as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. O que representa um passo atrás nos esforços dos Estados Unidos para expandir os direitos LGBT.

A alteração diz que o casamento entre um homem e uma mulher é a única união reconhecida legalmente no estado. Ela foi aprovada por uma ampla margem, cerca de 61% apoiaram a emenda contra 39%. A Carolina do Norte já impedia os casais de gays e lésbicas de se casarem, mas o estado agora se junta aos outros ao acrescentar a proibição a sua constituição. Tornou-se o 31° dos 50 estados norte-americanos a aprovar uma medida desse tipo.

Os defensores da emenda na Carolina do Norte disseram que vão preservar a santidade do matrimônio entre um homem e uma mulher e que pretendem fazer com que as leis que proíbem o casamento gay sejam mais difíceis de serem revogadas. O resultado do referendo na Carolina do Norte também é classificado como uma resposta as declarações de altos funcionários do governo do presidente Barack Obama que apóiam o casamento igualitário.