Produtor do Oscar 2012 pede demissão após comentários pejorativos sobre gays
O produtor da próxima cerimônia do Oscar, Brett Ratner, pediu nesta quarta-feira, dia 9, demissão do cargo após diversas declarações ofensivas dadas por ele em entrevistas ao longo da última semana. A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood acabou de aceitar o pedido.
Também diretor dos blockbusters “Dragão Vermelho” e “X-Men: O Confronto Final”, Brett Ratner declarou em entrevista a uma rádio de Los Angeles, na última sexta-feira, dia 4, que não iria ensaiar para a premiação porque era coisa de “bichinha”.
Em outro programa de rádio, “The Howard Stern Show”, o mesmo produtor voltou a soltar o verbo e falou sobre masturbação, pelos púbicos, o tamanho dos próprios testículos e ainda afirmou ter tido um encontro sexual com a atriz Lindsay Lohan.
Em um comunicado, o presidente da Academia, Tom Sherak, afirmou: “As palavras têm significado e acarretam consequências. Brett é uma boa pessoa, mas seus comentários foram inaceitáveis. Esperamos que esta seja uma oportunidade para chamar a atenção sobre o dano que causam estes comentários desafortunados e insensíveis, independentemente de sua intenção”.
O ator respondeu ao comunicado com uma carta aberta, com pedido de desculpas: “Deveria saber isto muito antes, mas pelo menos sei agora: as palavras importam. Ter amor no coração não conta muito se o que sai de sua boca é feio e intolerante”.
A Academia ainda não definiu quem vai ocupar a vaga de Brett Ratner na produção da maior premiação mundial de cinema.