Porto Alegre recebe festival de cinema LGBT
A cidade de Porto Alegre recebe entre os dias 16 e 21 de outubro a terceira edição do Close – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual. O evento é uma co-realização da ONG SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade e da produtora de cinema Avante Filmes.
Com o objetivo de valorizar e promover o debate sobre a diversidade da sexualidade humana e do cinema como meio de transformação social, o festival contará com a Mostra Panorama, com produções expoentes do cinema queer e independente ao redor do mundo. Da seleção são destaques, “Tudo o que Deus Criou”, de André da Costa Pinto, com Guta Stresser, Letícia Spiller, Paulo Vespúcio e Maria Gladys, além de atores paraibanos, e “Aqueles Dois”, longa gaúcho de Sérgio Amon, baseado no conto de Caio Fernando Abreu.
Entre os títulos internacionais, destacam-se a estreia de “Mary Marie”, primeiro filme da diretora Alexandra Roxo, que tem tons autobiográficos; “The Children of Srikandi”, documentário indonésio que é o primeiro a discutir lesbianidade no país com a maior população muçulmana do mundo; “Reincarnate”, polêmico longa tailandês, que quebra os dogmas impostos pela ditadura no país. Dirigido por Thunska Pansittivorakul, contou com o envolvimento do aclamado Apichatpong Weerasethakul; e “Otto; Or, Up With Dead People”, do polêmico Bruce La Bruce, que utiliza zumbis como metáforas para discutir política e sexualidade de forma descontraída.
As sessões ocorrem no CineBancários e na Sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura Mario Quintana, sempre com entrada franca. Os dez curtas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva serão exibidos em duas sessões, na sexta (19) e no sábado (20), a partir das 17h30, no CineBancários. O encerramento e a cerimônia de premiação acontecem no domingo, às 21h, na mesma sala.