Jean Wyllys é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Felipe Martins / iG
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), principal nome ligado aos direitos civis dos LGBTs no país, foi reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos. Até às 21h, com 99,98% dos votos apurados, Wyllys tinha 144.748 votos e se firmou como sétimo mais votado no Rio. Número nesta eleição é mais que onze vezes maior do que a votação de 2010.
“Estou super feliz, campanha vitoriosa. Esses votos que eu recebi, por mais que signifiquem 11 vezes a votação passada, significam muito mais. Foi uma campanha sem recursos, campanhas que são abomimadas pelos marqueteiros. Fui alvo de uma difamação orquestrada, que provocou um desgaste enorme. Se por um lado o fascismo deu seu voto maciçamente ao Bolsonaro, o campo progressista conseguiu avançar dentro desse cenário”, disse o deputado.
Em 2010, Jean, com apenas 13 mil votos, conseguiu uma vaga graças à grande votação do deputado federal Chico Alencar. Em 2014, ele consegue expressiva votação no Rio e sai consagrado das urnas. Jean apontou o que pretende atacar com prioridade no segundo mandato.
“A proposta mais urgente é implementar o Plano Nacional de Educação. Esse resultado no Rio, essas três pessoas que ficaram nos três primeiros lugares (Jair Bolsonaro, Clarissa Garotinho e Eduardo Cunha) mostra que precisamos de uma educação que proteja as pessoas do populismo, do fascismo”, comentou.
A festa do candidato está marcada para esta noite de domingo na boate Galeria Café, em Ipanema, Zona Sul do Rio.