Filho de Cher será o primeiro transexual a ganhar o mais importante prêmio gay norte-americano

A Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação (GLAAD) – uma das mais representativas ONGs norte-americanas na luta pelos direitos LGBT – divulgou a lista de personalidades que irão receber o mais importante prêmio gay dos Estados Unidos.

O destaque vai para Chaz Bono, filho da cantora Cher. Ele é o primeiro transexual a levar o prêmio que está em sua 23ª edição e, desde 1991, homenageia as figuras que contribuem para a promoção da igualdade através da mídia.

“Chaz abriu as portas para muitos outros, mudando a maneira como os americanos enxergam os transgêneros nos dias de hoje. A ousadia em compartilhar a sua história como homem transexual e a sua luta incansável para garantir a igualdade de direitos entre os norte-americanos representam os valores deste prêmio”, avaliou o presidente interino da GLAAD, Mike Thompson.

A história de Chaz Bono ganhou visibilidade em 2009, quando ele decidiu falar sobre a batalha para mudar de sexo no livro “Transition: The Story of How I became A Man” (“Transição: A História de Como Me Tornei Um Homem”, em tradução livre). Chaz ainda foi destaque em diversas matérias na imprensa local, virou tema de dois documentários e também participou do programa “Dancing With The Stars”, sucesso de audiência nos EUA.

Além do prêmio, Chaz Bono será homenageado na cerimônia marcada para o próximo dia 21 de abril, em Los Angeles.