Setrans, Guarda Municipal e PM darão apoio a Parada LGBT de Maringá
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maringá
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), a Guarda Municipal e o 4º Batalhão da Polícia Militar intensificam o trabalho durante o final de semana em função da Marcha para Jesus e a IV Parada LGBT que serão realizadas em Maringá.
O secretário da Setrans, Ideval de Oliveira, o capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar, Franck Cione Coelho dos Santos, e o chefe da Guarda Municipal, João Carlos Virmont Porto, apresentaram para a imprensa nesta quinta-feira (14), o trajeto das duas marchas e o atendimento dos órgãos de segurança aos eventos. As ações, explica o secretário, visam garantir a realização dos dois eventos com segurança para os participantes e para a comunidade.
Ideval de Oliveira explica que em relação ao trânsito, no momento dos dois eventos as ruas serão interdidadas e liberadas conforme a caminhada dos participantes. A Marcha para Jesus será realizada na manhã de sábado, e a Parada LGBT no domingo de tarde.
“Além da Expoingá, no final de semana teremos esses dois eventos em Maringá. Estamos com todo nosso efetivo para trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, para levar segurança aos visitantes e também aos maringaenses que terão seus caminhos alongados devido ao congelamento do trânsito em determinados horários”.
O capitão da Polícia Militar, Franck Cione Coelho dos Santos, ressalta que esse planejamento pré-evento é importante para a segurança de todos. “Hoje verificamos o itinerário dos dois movimentos para planejar um trabalho preventivo nas mediações do local percorrido e de concentração. São movimentos longos, que duram praticamente ao dia todo, inclusive um deles será no horário comercial, então é necessário uma atenção extra para que a população não seja prejudicada e nem aqueles que estão participando”. Franck comentou ainda que nas edições anteriores das Marchas não foram registrados grandes problemas. “O maior problema é no trânsito, por isso pedimos que as pessoas fiquem atentas nas ruas que serão congeladas para desviar a rota”.
Segundo o chefe da Guarda Municipal, João Carlos Virmont Porto, cinco viaturas vão trabalhar em conjunto com a Polícia Militar. “Vamos acompanhar a Marcha e a Parada com essas viaturas e também pelas supercâmeras, pois em quase todos os pontos que a passeata vai passar temos monitoramento em tempo real. A nossa intenção é registrar o movimento e evitar qualquer coisa de anormal que possa prejudicar os participantes e a comunidade”.
A Marcha para Jesus será realizada neste sábado (16) a partir das 8 horas. A concentração começa na avenida Brasil, na Praça Napoleão Moreira da Silva, seguindo até a rua Octávio Perioto, avenida São Paulo, avenida XV de Novembro até o Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura. A passeata é promovida pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá.
A Parada LGBT será no domingo (17), com início às 14 horas, com a concentração no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura, seguindo na avenida XV de Novembro, avenida São Paulo, avenida Horácio Racanello, parando no estacionamento entre as avenidas Horácio Racanello e João Paulino Vieira Filho. A IV Parada é realizada pela Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissesuxais, Transexuais e Travestis.