Rio de Janeiro terá casamento coletivo em julho
Está programada para a tarde do dia 1 de julho, um domingo, às 15h, a cerimônia coletiva de celebração de uniões homoafetivas, uma iniciativa que partiu do próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Tribunal de Justiça fluminense. Os casais foram selecionados até o último dia 12 e se preparam agora para oficializar sua situação.
A cerimônia será realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e não é apenas uma celebração do direito igualitário ao amor, mas comemora também o primeiro aniversário da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a união estável para casais de mesmo sexo, em 5 de maio de 2011.
“Passado mais de um ano reconhecimento da Suprema Corte das uniões estáveis homoafetivas, muitos brasileiros e muitas brasileiras não só tiveram acesso a esta informação, de que podiam realizar suas uniões, como também puderam efetivamente dar entrada em seus pedidos”, afirma o superintendente e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.