PSOL entra com representação no Conselho de Ética contra Cunha
G1
O PSOL entrou nesta terça-feira (13) com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposta quebra de decoro parlamentar. Além dos cinco deputados do PSOL, o pedido recebeu o apoio de outros 40 deputados de cinco partidos, entre eles PT, Rede, PPS, PROS, PMDB e PSB.
A representação está embasada no documento enviado na semana passada ao PSOL pela Procuradoria Geral da República (PGR), após um pedido formal do partido, confirmando que Cunha mantém contas bancárias secretas na Suíça. Com base nas respostas do procurador-geral, Rodrigo Janot, o PSOL entende que Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando negou que tivesse contas no exterior.
A representação do PSOL levará à abertura de investigação para apurar supostas irregularidades cometidas por Cunha. Entre as punições previstas há desde advertência até cassação do mandato.
Na declaração enviada à Justiça Eleitoral em 2014, Cunha também não informou ter contas no exterior, apenas uma no Banco Itaú. Cunha tem se negado a comentar o assunto, mas, em nota, reiterou o teor do depoimento prestado à CPI.