Pela primeira vez, bandeira gay é hasteada em Maringá

Na manhã desta quinta-feira (17) a bandeira que representa o movimento LGBT foi hasteada na Praça Sete de Setembro, conhecida como praça do Peladão, em Maringá.

O hasteada da bandeira aconteceu por volta das 11h00 para lembrar o dia municipal, estadual, nacional e internacional do combate a homofobia.

Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais e em seguida o termo “homossexualismo” foi substituído por homossexualidade uma vez que o sufixo “ismo” é utilizado para referenciar posições filosóficas, ideológicas e/ou científicas, diversos psicólogos e outros afirmam que sua utilização é errônea e usada no passado como forma de associá-la a distúrbio mental ou doença.

Inicialmente a bandeira seria hasteada em frente à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mas como uma professora da universidade havia falecido, e a bandeira da UEM estava a meio mastro em homenagem a ela, a ação do movimento LGBT não foi realizada na UEM.