Parada de São Paulo 2012 define tema e busca artistas

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) definiu por meio de concurso qual será o tema da 16ª edição da Parada LGBT de São Paulo, que em junho, com concentração a partir do meio-dia, em Frente ao Masp, na Avenida Paulista. A educação será o foco do tema: “Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão, fora de cogitação!”.

A frase foi a mais votada pelo público através da campanha #temadaparada, com enquete no site da organização. Ela reivindica a aprovação do PLC 122, que criminaliza a homofobia no Brasil, e a distribuição do kit anti-homofobia nas escolas, suspenso em 2011 após uma negociação entre a presidente Dilma e a bancada evangélica do Congresso Nacional.

“Todas as formas de preconceito afetam não apenas o grupo que é vitimado, mas a sociedade como um todo. O Brasil precisa entender que educar para o fim da homofobia e condenar os homofóbicos não são medidas que privilegiam os LGBT, mas garantem a igualdade e liberdade de todos os cidadãos”, afirma o presidente da APOGLBT, Fernando Quaresma.

Agora a APOGLBT está promovendo um concurso cultural para dar cara à frase e fazer a arte que vai acompanhá-la durante todo o Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. A partir desta segunda-feira, 30 de janeiro, até 29 de fevereiro, artistas plásticos, ilustradores e fotógrafos podem inscrever suas sugestões de arte oficial.

Quem quiser participar deve enviar a arte para sede da Associação, que fica na Praça da República, 386, conjunto 22 – República, no centro de São Paulo. Mais informações pelo e-mail paradasp@paradasp.org.br ou pelo telefone (11) 3362-8266.