Imperador Adriano e seu amante estão em exposição em SP

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, vai receber a partir desta quarta-feira, 25 de janeiro, aniversário da maior cidade do País, uma exposição que reúne 370 peças e obras originais do Império Romano e que contam a história de sucesso e derrocada de um dos maiores domínios políticos da História da humanidade. E o imperador Adriano está nesta viagem pelo tempo, com direito a uma escultura de seu amante, Bagoas.

“Roma – A Vida e os Imperadores” é uma das várias atividades de integração ítalo-brasileira do Momento Itália Brasil 2011-2012 e esteve em cartaz em Belo Horizonte antes de chegar a São Paulo. As 370 peças e obras originais serão expostas na Galeria Clemente de Faria, 1 e 2 subsolos do MASP, e recontam fatos e costumes do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano.

Dentre Augustos e Césares, estão lá também o até hoje de sexualidade questionada Nero, aquele que incendiou Roma, e o notório bissexual Adriano, imperador que mantinha um romance com o escravo Bagoas, descrito pela Literatura Histórica como um dos homens mais bonitos que o mundo já viu. É uma oportunidade para conferir a História romana e perceber o quanto os costumes do Império ainda reverberam na atualidade.

“Roma – A Vida e os Imperadores” – 25 de janeiro a 1 de abril
Masp: Avenida Paulista, 1578
Visitação: Terças a domingos e feriados, das 11h às 18h
R$ 15 e R$ 7 (meia)