Escócia aprova casamento gay
O Governo da Escócia anunciou na última quarta-feira, 26 de julho, que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com a decisão, a Escócia passa a ser a primeira região do Reino Unido a aprovar uma legislação do tipo.
Em setembro do ano passado, o governo escocês abriu uma consulta pública em que perguntava à população se deveria permitir que gays se casassem. Até dezembro, foram recebidas 76,8 mil respostas, muitas de associações religiosas ou ONGs. Dessas, 67% foram contra o casamento gay. Apenas 32% se declararam a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mesmo com o parecer negativo da população, a vice-primeira-ministra, Nicola Strugeon, afirmou que esta legislação é a correta para um governo que está comprometido em fazer da Escócia um país justo e igualitário.
Segundo Strugeon, a intenção do governo de permitir o casamento gay ainda deve demorar bastante para se concretizar. Uma das preocupações é impedir que a liberação viole a liberdade religiosa. A proposta anunciada é de que as entidades religiosas ficariam autorizadas a casar homossexuais, mas não seriam obrigadas.