Eliane Maio será madrinha da III Parada LGBT de Maringá
A AMLGBT (Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) escolheu a professora doutora Eliane Maio, referência nos estudos sobre diversidade sexual e atuante defensora dos direitos LGBT, para ser a madrinha da terceira edição da Parada LGBT de Maringá.
“Acabo de receber um convite que me deixou muito feliz e orgulhosa: Ser madrinha da III Parada LGBT de Maringá. Que as pessoas possam ser livres para amar e serem amadas, com autonomia e discernimento. O mundo está repleto demais de preconceitos, pré-juízos e violências. Que venha a liberdade de ser gente”, disse Maio no Facebook.
A Professora Eliane Maio é referência nos estudos sobre diversidade sexual e atuante defensora dos direitos LGBT. Doutora em Educação Escolar e Pós Doutora em Educação Sexual pela UNESP, fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual – NUDISSEX, atuando também no Observatório de Violência de Gênero: políticas públicas para as mulheres, no Grupo de Estudos de Pedagogia do Corpo e da Sexualidade – GEPECOS, todos ligados a Universidade Estadual de Maringá – UEM, onde atua como docente no curso de psicologia. A Professora Eliane Maio também é autora de livros como “O Nome da Coisa” e “Gêneros, Direitos e Diversidade Sexual”, além de diversos capítulos em livros, artigos científicos e projetos de extensão voltados a temática LGBT.
No âmbito da AMLGBT, a Professora Eliane Maio tem colaborado efetivamente na construção da Semana de Combate a Homofobia desde a sua primeira edição, em 2012, e no cenário nacional é muito requisitada como palestrante em seminários e congressos acadêmicos. Com relação a visibilidade trans, recentemente, participou do processo interno que viabilizou o uso do nome social de travestis e transexuais na UEM.
Como merecido reconhecimento a sua pesquisa, luta e empenho em ajudar a construir uma sociedade livre de preconceito e violência homofóbica, Eliane Maio será a homenageada na terceira edição da Parada LGBT de Maringá, que acontecerá no próximo dia 18, à partir das 14 horas, no centro de convivência Renato Celidônio.