Conselho Nacional de Juventude elege seu presidente gay
O Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) elegeu na última quinta-feira, 16 de maio, seu mais novo presidente gay. Com 43 votos a favor, o Conselho elegeu o jovem gay Alessandro Melchior, 26 anos, secretário de finanças da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005, junto com a Secretaria Nacional de Juventude, a qual é ligada à Secretaria Geral da Presidência da República. O Conselho é composto por 60 membros, sendo 40 da sociedade civil e 20 do governo. Suas atribuições incluem a formulação e proposição de diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e a promoção do intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Alessandro concorreu com mais três candidatos(as). No decorrer do processo, dois retiraram suas candidaturas. O outro candidato, da União Geral dos Trabalhadores, teve quatro votos. Alessandro começou sua minha militância no movimento estudantil secundarista, na UMES-São José do Rio Preto do Rio Preto, ainda na adolescência.