Biografia traz cartas de amor entre Gandhi e arquiteto alemão
Uma nova biografia sobre Mahatma Gandhi está gerando polêmica por sugerir a bissexualidade do líder indiano. O recém-lançado Mahatma Gandhi e Sua Luta com a Índia (Companhia das Letras), do jornalista e escritor Joseph Lelyveld, traz cartas amorosas de Gandhi ao arquiteto e halterofilista alemão Hermann Kallenbach.
Gandhi morou com Kallenbach em Johannesburgo e os dois fundaram uma comunidade rural, a Fazenda Tolstoy. O susposto envolvimento amoroso entre os dois gerou muitos comentários e críticas na mídia internacional. Um tabloide sensacionalista inglês estampou a manchete ‘Gandhi Largou a Mulher Para Viver Com Um Amante’ e a notícia caiu na “tamasha”, a sensacionalista mídia indiana. Gujarat, o Estado natal de Gandhi, baniu o livro, que ainda não estava em circulação. Já os políticos indianos denunciaram a publicação pelo que imaginaram ser um ataque a seu herói nacional.
A obra reconstitui os passos de Gandhi desde que era um advogado na África do Sul, em 1893, até se tornar o libertador da Índia, ideólogo da desobediência civil e símbolo máximo do pacifismo num século marcado por guerras mundiais e genocídios.