Senadora aliada da causa vai perder o mandato ainda em 2011

A senadora aliada da causa LGBT Marinor Brito (PSOL-PA) deve perder até o próximo dia 28 seu mandato para Jader Barbalho (PMDB-PA), que já foi presidente do Senado e governador do Pará. Ele já deu entrada nesta segunda-feira, 19 de dezembro, no processo que deve reconduzi-lo à vaga conquistada nas eleições de 2010.

Marinor assumiu porque Jader Barbalho foi pego na chamada Lei da Ficha Limpa. Ele recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), conseguiu recuperar sua vaga e nesta segunda seu 1o suplente, Fernando da Costa Ribeiro, já entregou os documentos necessários à posse. Entre os papéis, estava o diploma fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) proclamando a eleição de Jader.

Marinor deve perder definitivamente o cargo, e diminuir a voz dos LGBT no Senado Federal, depois que a Comissão Diretora do Senado realizar sua última reunião do ano, às 11h da terça-feira, 20. Depois disso, conta-se o prazo de até cinco dias úteis para a posse de Jader Barbalho, ou seja, até o dia 28 de dezembro. Como o Congresso entra em recesso a partir do dia 23, a posse deve ficar para 2012.