Sem surpresas, deputados franceses aprovam casamento gay e adoção

O presidente François Hollande venceu sua primeira grande batalha social nesta terça-feira: seu projeto de lei que passa a garantir o casamento civil de homossexuais e a adoção de crianças por gays passou pela Assembleia Nacional francesa (o equivalente à Câmara dos Deputados brasileira).

As duas propostas (casamento e adoção) foram votadas separadamente e ambas foram aprovadas. O casamento venceu com 329 votos a favor; a adoção passou com 229 votos. A lei do “Casamento para Todos” como é conhecida na França, foi desmembrada na Assembléia. Há pouco mais de uma semana foi aprovado o mais importante artigo da lei, com 249 votos a favor; que define o casamento como um ato entre “duas pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo”. A partir da aprovação deste artigo, a assembléia passou a analisar as normas para o casamento civil de homossexuais e da adoção, ambas agora aprovadas.

O projeto segue agora para a Câmara Alta do Parlamento (equivalente ao Senado brasileiro), que passa a analisar a lei a partir de 2 de abril.