São Paulo já tem 171 casamentos gays, diz Associação

Segundo dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumentou 78% na cidade de São Paulo três meses após sua liberação pela Justiça. A Associação divulga esses números às vésperas da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Segundo levantamento da Arpen-SP junto aos 58 Cartórios de Registro Civil da cidade de São Paulo., o número de celebrações realizadas no mês de maio foi sete vezes maior do que os realizados em janeiro, quando ainda havia necessidade de autorização judicial. Ao todo, foram realizados 171 casamentos desde que a norma que autoriza os Cartórios de Registro Civil a celebrarem diretamente estes matrimônios, sem a necessidade de autorização judicial, passou a vigorar.

No mês de março, quando ocorreu a regulamentação, foram realizados 41 casamentos homoafetivos. Já em abril o número de celebrações chegou a 57, atingindo o ápice no mês de maio, com 73 matrimônios homoafetivos. Nos meses de janeiro e fevereiro, antes da norma paulista, a média de casamentos gays na cidade de São Paulo era de 11 celebrações.

O cartório que mais realizou casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos últimos três meses foi o 21° Subdistrito, localizado no bairro da Saúde, com 10 celebrações, seguido pelas unidades de Cerqueira César (9), Santa Cecília (8), Bela Vista (7) e Tucuruvi (7), e Itaquera (6). No levantamento completo, realizado desde a primeira celebração gay na capital em 2012, o Cartório de Cerqueira foi o que mais realizou celebrações, 19 no total, seguido pelas unidades da Saúde (15), Itaquera (14), Butantã (12) e Santa Cecília (11).

No mês de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n° 175, estendeu este direito a todo o País.