Produções com temática LGBT levam a melhor em Emmy 2015

A Capa

O Emmy 2015, que ocorreu no domingo (20) em Los Angeles, nos EUA, contou com a premiação de várias obras com temática LGBT. E também trouxe o histórico discurso da primeira artista negra, Viola Davis, a levar o troféu de “melhor atriz de drama”.

ela série Transparent, na qual interpreta a transgênero Maura Pfefferman, o ator Jeffrey Tambor venceu a categoria “melhor ator de comédia”. Ele agradeceu a comunidade trans pelo respeito ao papel. A série também levou na categoria melhor ator convidado de comédia para Bradley Whitford.

“Eu gostaria de agradecer Jill Solloway, pela responsabilidade e privilégio desse papel. Obrigado (à comunidade trans) por sua paciência, muito obrigado pela sua coragem, obrigado por suas histórias, obrigado por sua inspiração, obrigado por nos deixar ser parte desta transformação”, disse Jeffrey.

A atriz Uzo Aduba, da série Orange is The New Black – que é aclamada pela comunidade lésbica – venceu segunda vez o prêmio de melhor atriz coadjuvante de drama pela personagem Suzanne Crazy Eyes. No último ano ela foi premiada na categoria de melhor atriz coadjuvante de comédia.

Game of Thrones – que também pode ser considerado beeem gay – faturou em “Melhor drama”, “melhor roteiro”, “melhor direção” e “melhor ator coadjuvante de drama” com Peter Dinklage. Já Jane Lynch, que é lésbica assumida, venceu a categoria de “melhor apresentadora de reality show” pelo “Hollywood Game Night”.

Mas o momento mais marcante ocorreu com a premiação de Viola David, que levou o prêmio de melhor atriz de drama de drama e tornou-se a primeira negra a vencer a categoria em 67 anos de existência do prêmio.

Ela discursou: “Em meus sonhos e visões, eu via uma linha, e do outro lado da linha estavam campos verdes e floridos e lindas e belas mulheres brancas, que estendiam os braços para mim ao longo da linha, mas eu não poderia alcançá-las”, disse Viola Davis, citando Harriet Tubman. “Deixem-me dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”.

Confira outros vencedores:
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Allison Janney (Mom)

Melhor roteiro de série de comédia
Veep

Melhor ator coadjuvante em série de comédia
Tony Hale (Veep)

Melhor atriz em série de comédia
Julia Louis-Dreyfus (Veep)

Melhor minissérie
Olive Kitteridge

Melhor ator em série dramática
Jon Hamm (Mad Men)

Melhor série de comédia
Veep