Parlamento da Escócia apresenta moção de apoio à casamento gay nos quadrinhos da Marvel

Na contramão de grupos de religiosos fundamentalistas e de tradicionais famílias norte-americanas que estão propondo um boicote à Marvel por conta do casamento entre os personagens Estrela Polar e o namorado Kyle Jinadu, na revista em quadrinhos “Astonishing X-Men”, um grupo de deputados do Parlamento escocês lançou uma moção de apoio à união entre os dois personagens.

Um dos trechos do documento, apresentado no início desta segunda-feira, dia 28 de maio, diz que “o Parlamento comemora a notícia de que os quadrinhos da Marvel, X-Men, vão apresentar o primeiro casamento entre personagens do mesmo sexo”.

O texto ainda lembra que a Marvel foi pioneira ao apresentar, ainda em 1992, o primeiro super-herói gay da história dos quadrinhos e que um casamento só reforça este posto. “O casamento entre pessoas do mesmo sexo não deve ser restrito ao mundo da literatura e da fantasia”, afirma o comunicado.

A moção de apoio do Parlamento é parte da movimentação dos deputados em aprovar o casamento gay no país. Em dezembro de 2011, a Escócia abriu uma consulta pública para ser a opinião da população a respeito do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O resultado deve ser divulgado no próximo mês de junho.