Parada LGBT reúne milhares de pessoas em Maringá
A segunda edição da Parada LGBT de Maringá reuniu milhares de pessoas na tarde deste domingo (19) no centro da cidade. Neste ano, a manifestação teve como tema “O Estado Laico e os Direitos Humanos” e homenageou a atriz transexual curitibana Maitê Schneider. As informações são da Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AMLGBT ), organizadora do evento.
Além dos participantes maringaenses, a Parada LGBT reuniu 15 caravanas de cidades do Paraná, de São Paulo e de Santa Catarina, segundo o presidente da AMLGBT, Luiz Modesto. Até às 18h40 deste domingo (19), a organização do evento não soube precisar o número de participantes, mas defendeu que se tratava de milhares de pessoas. Em 2012, na primeira edição, a parada reuniu cerca de 8 mil.
A Parada LGBT começou às 15 horas deste domingo (19), na Avenida XV de Novembro, e passou pelas avenidas São Paulo e Prudente de Morais até chegar ao pátio do Estádio Willie Davids, por volta das 17h30. De acordo com Modesto, a manifestação foi bem recebida. “Na Avenida São Paulo, os moradores dos prédios foram para as sacadas para aplaudir e nos mandar beijos. Só por esse respeito o saldo já foi positivo.”
A segunda edição da Parada LGBT de Maringá marcou o encerramento da Semana Maringaense de Combate à Homofobia. Entre 13 e 18 de maio, a AMLGBT promoveu diversos debates e encontros abertos à comunidade em geral.
A terceira edição da Parada LGBT de Maringá já tem data marcada: 18 de maio de 2014.
Fonte: Gazeta Maringá