Parada LGBT de São Paulo reúne milhares de pessoas na avenida Paulista

Terra

Pelo menos 100 mil pessoas participaram neste domingo, em São Paulo, da 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT, na avenida Paulista. A estimativa é da Polícia Militar.

De acordo com o comandante do policiamento na região central, coronel Celso Luiz Pinheiro, o cálculo considerou a medição feita pela PM em sobrevoo realizado às 15h30 na Paulista e em outras vias da região central por onde a multidão seguiu, acompanhando os trios elétricos, até a Praça da República.

Às 16 horas, passadas três horas do início do desfile dos trios, uma base móvel da PM na calçada do Parque Trianon havia registrado quatro ocorrências, todas, de furto. O comandante do policiamento, contudo, destacou ainda um caso de porte de entorpecentes –que rendeu uma das duas prisões em flagrante do evento. A outra, segundo Pinheiro, foi em um dos casos de furto.

Procurada para comentar o número de participantes divulgado pela PM, a Prefeitura de São Paulo, por meio de sua secretaria municipal de Direitos Humanos, informou não ter um número fechado e pediu para que a reportagem conversasse com a Associação da Parada.

O presidente da entidade, Fernando Quaresma, afirmou que a participação do público “superou a expectativa; foi um sucesso”. “Nosso público é fiel, e antecipar a data do evento não trouxe qualquer prejuízo. Mesmo porque, a rede hoteleira da cidade estava com 100% de ocupação neste fim de semana”, afirmou. “Não contestamos o número da PM, mas é fato que ele não considera o público flutuante que esse tipo de evento tem. E há que se destacar que foi tudo muito pacífico”, concluiu Quaresma.