Para associação de saúde, homofobia é uma das causas da epidemia de HIV
O dia 17 de maio, próxima sexta-feira, é conhecido e celebrado no mundo todo pelos LGBT como o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia e Lesbofobia. Para lembrar a data e sua importância para a sociedade, a Associação para a Saúde Integral e Cidadania da América Latina e o Caribe (Asical) fez um vídeo em português e outro em espanhol chamando atenção das pessoas para o 17 de Maio.
Na produção, a Asical destaca a predominância de infecções pelo HIV na população gay masculina e trans e lembra que exigir cuidados mais efetivos e um atendimento de qualidade é um direito de todos. Entre imagens e frases, a mensagem da Associação é a de que o preconceito é ainda o maior impedimento para o controle da epidemia de HIV/AIDS na América Latina e Caribe.
“A expansão da epidemia de HIV na América Latina e no Caribe está ligada, em grande parte, aos altos níveis de homofobia e transfobia na região. O Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia comemora o fato de que, no dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou oficialmente a homossexualidade da sua lista de doenças mentais”, lembra a Asical.