Obama se diz favorável ao casamento gay
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, finalmente “saiu do armário” e se declarou totalmente a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Quando era candidato a presidente, em 2008, Obama se dizia favorável apenas à união civil. Em entrevista à rede de televisão norte-americana ABC na última quarta-feira, 9 de maio, o homem mais poderoso do mundo afirmou acreditar “que casais do mesmo sexo deveriam poder se casar”.
Segundo Barack Obama, a mudança de opinião veio devido a vários fatores, como a visão de suas filhas, Malia e Sasha, que têm amigos cujos pais são casais homossexuais. “Houve momentos em que eu e Michelle conversamos com elas durante o jantar, e expressaram seu desconforto com a possibilidade de os pais de seus amigos serem tratados de forma diferente. Isso não faz sentido para elas e, francamente, esse é o tipo de coisa que estimula uma mudança de perspectiva.”
Além disso, Obama se apoia na recém-divulgada pesquisa do Instituto Gallup que aponta metade dos norte-americanos como favoráveis ao casamento civil para homossexuais. Ele disse também que debateu a questão com funcionários LGBT de seu governo e mencionou ainda os militares dos EUA, que eram proibidos de assumir sua orientação sexual. “Eu concluí que, pessoalmente, é importante avançar e afirmar que eu penso que casais de mesmo sexo devem ter o direito de se casar.”
Dizendo-se desapontado com a proibição do casamento gay na Carolina do Norte, Obama revelou que hesitou “na questão do casamento porque eu pensava que a união civil já seria suficiente”, dizendo ainda que “eu era sensível ao fato de que, para muita gente, a palavra casamento invoca poderosas tradições e crenças religiosas”.