Nepal terá documento de identidade com três opções de sexo

O Nepal começou a emitir documentos de identidade com três opções para o campo de identidade de gênero desde a última sexta-feira, 22 de junho. A iniciativa foi bem vista pelo movimento LGBT do país, que afirmou que todas as legislações anteriores sobre a identificação eram preconceituosas.

Até então, o governo nepalês emitia cartões de identidade somente para as pessoas do sexo feminino ou masculino. As transexuais alegavam que não poderiam se candidatar a vagas de emprego, fundar empresas ou procurar estabelecimentos de ensino sem os cartões e que forçá-las a escolher um gênero específico é discriminação.

“Mudamos o formato, que agora inclui masculino, feminino e outros”, informou Shankar Koirala, porta-voz do Ministério do Interior do Nepal. A modificação passa a vigorar quatro anos depois do Supremo Tribunal ordenar o governo a reelaborar qualquer norma ou lei que resulte em discriminação contra LGBT.

No entanto, a homossexualidade permanece como tabu em grande parte do Nepal, uma nação tradicional, onde gays já foram presos e espancados, mas que vem se tornando mais gay-friendly desde a guerra civil em 2006.