Marta Suplicy vai assumir Ministério da Cultura

Parceira de longa data da causa gay, a senadora petista Marta Suplicy vai assumir o cargo de ministra da Cultura com a saída de Ana de Hollanda na tarde desta terça-feira, 11 de setembro.

Marta já teria avisado seu suplente, o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), para que fique preparado para a hipótese de assumir sua cadeira no Senado. A senadora só deve se pronunciar depois de oficializada sua nomeação para a pasta. Para justificar a cautela, Marta teria dito ao suplente Rodrigues que não gostaria de passar por mais um revés na carreira política. Daí, a intenção de só falar após uma conversa final com a presidente Dilma Rousseff.

A troca no Ministério estava prevista para ocorrer depois das eleições, mas pode ser antecipada. Segundo analistas políticos, a participação de Marta na campanha do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo foi decisiva para definir a troca. A notícia é muito boa para o movimento gay e os produtores de cultura LGBT do Brasil, que sempre tiveram em Marta uma interlocutora.