Maringaense lança aventura infantojuvenil com jovem gay com superpoderes

Este mês chega às livrarias do Brasil e de Portugal As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata, uma das primeiras aventuras de fantasia genuinamente brasileira, inspirada nas maiores histórias de superpoderes publicadas mundialmente.

Nessa história, o leitor vai conhecer Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel: cinco adolescentes com habilidades especiais que vão parar num lugar chamado Miramar, onde terão que lutar contra poderes e pessoas desconhecidas enquanto aprendem a lidar com as próprias habilidades e com os conflitos típicos da idade para descobrir os segredos e mistérios do lugar.

As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata é o primeiro livro dos autores Flávio St Jayme e Wemerson Damasio. Lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal pela Chiado Editora, o livro foi todo custeado em um projeto de financiamento coletivo pelo site Catarse, onde ultrapassou o valor necessário para a publicação. Os autores contam que uma das maiores dificuldades em se lançar o livro foi encontrar uma editora: “As editoras brasileiras sequer responderam nossos contatos, não se deram ao trabalho nem de receber o original para análise”, comenta Wemerson, que é natural de Maringá. Flávio não esconde o descontentamento com esta atitude: “Preenchem as prateleiras com genéricos de autores norteamericanos mas não prestam atenção em novos autores locais. Se importam com o dinheiro que os livros podem trazer mas nem analisam se um novo autor pode dar ou não retorno financeiro”. Diante disso, a escolha da Chiado Editora, que tem grande atuação em Portugal e chega agora ao Brasil foi relativamente importante: “Já que as editoras nacionais como Rocco, Intrínseca, Arqueiro ou Darkside Books não valorizam novos autores locais, vamos partir pra tática de primeiro aparecer fora do país e quem sabe então ficar conhecido aqui”, diz Flávio.

Inspirados em filmes, séries e revistas em quadrinhos, os personagens da história possuem características, poderes e conflitos próprios (alguns envolvendo preconceitos e racismo) e, enquanto se adaptam à nova realidade daquele lugar estranho, conhecem uns aos outros e descobrem amizades e inimizades. Um dos personagens de As Crônicas de Miramar é Isaac: um adolescente gay assumido que precisa aprender a lidar com o preconceito de outros jovens além de viver com um superpoder. “O Isaac é um adolescente como qualquer outro, antenado e conectado ao mundo pop, e tem os conflitos próprios da idade, não usamos a história para fazer militância. Mas o fato dele ter um superpoder e ser gay o coloca diante de várias questões durante a história.”, diz Wemerson. E Flávio complementa: “Não usamos os poderes como metáfora para a homofobia, como em histórias conhecidas como X-Men, mas tratamos do preconceito contra o gay junto com o preconceito contra os poderes. Uma coisa pode andar junto com a outra sem excluí-la. E Isaac acaba sofrendo das duas discriminações, o que torna as coisas um pouco mais difíceis pra ele.”.

Com forte presença nas redes sociais (o livro já possui página oficial no Facebook, perfil no Instagram e até um booktrailer feito por fã) e muitas referências pop, As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata é o primeiro volume de uma trilogia que chega em outubro às livrarias e lojas virtuais do Brasil e de Portugal pelas mãos de uma das editoras mais tradicionais da Europa. O primeiro capítulo pode ser lido online no link bit.ly/miramarcap1

O livro já está disponível no site da Editora Chiado (chiadoeditora.com), Bertrand Livreiros (bertrand.pt) e nos melhores sites e livrarias do país. Caso não encontre na sua cidade, envie um email para comunicacao@chiadoeditora.com solicitando a distribuição.