Luciana Genro anuncia candidatura em Porto Alegre

G1

A dirigente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Luciana Genro anunciou nesta quinta-feira (18) que irá disputar a eleição para a Prefeitura de Porto Alegre neste ano. Em um texto publicado em seu site oficial, a ex-candidata à presidência da República comentou a decisão da deputada estadual Manuela D’Ávila, de não disputar o Paço Municipal para se dedicar aos cuidados da filha.

“Por ter vivido isso, compreendo muito bem a decisão da Manuela e vejo que ela foi coerente com a luta das mulheres e com a luta em defesa do direito das crianças”, escreveu Luciana, que foi mãe aos 17 anos. O filho dela com o ex-candidato ao governo do estado pelo PSOL Roberto Robaiana, tem 28 anos e se chama Fernando.
“Em 1988, quando ele nasceu, eu tinha 17 anos. Não tive licença maternidade, pois ele nasceu em janeiro e eu comecei a trabalhar como professora de inglês em março. Foi um momento muito dolorido para mim, deixá-lo tão pequenino, mesmo que por algumas horas, numa creche”, continuou.

No texto, Luciana disse ainda que, embora as duas tenham algumas divergências políticas, a ausência de Manuela no pleito aumenta a responsabilidade da própria candidatura.

“Manuela sempre buscou representar uma renovação na política. Boa parte do eleitorado dela a vê como esta possibilidade de renovação, por isso sua saída da disputa nos coloca uma grande responsabilidade. Temos o desafio de mostrar a todos os que estão em busca de renovação e de uma política conectada com as necessidades do povo, das mulheres, dos LGBTs, dos negros, enfim, de todos os que vivem as opressões deste sistema político apodrecido, que em Porto Alegre podemos começar a construir esta mudança”, avaliou.