Livro diz que homens exibicionistas podem ser gays

“O exibicionismo é uma defesa que visa proteger o paciente da homossexualidade.” Com essa teoria como uma das várias sobre a origem do gosto pela exibição, o livro “Exibicionismo” (Almedina), de Brett Kahr, analisa como tema da psicanálise as várias formas do título da obra, descrevendo o perfil da personalidade do exibicionista genital masculino tradicional.

Brett explora ainda as contribuições da psicanálise para a interpretação e tratamento do exibicionismo como um fenômeno clínico, buscando referências em ninguém menos do que Sigmund Freud e na literatura pós-freudiana sobre as suas causas enraizadas numa infância precoce. A obra explica, por exemplo, o motivo pelo qual uma pessoa tem compulsão em expor seus órgãos genitais em locais públicos, sem constrangimento algum.

Entre os fatores relacionados pela obra, está um desejo profundo de ser punido, rejeitado, ou a expressão de um narcisismo por mostrar seus dotes ao mundo ou até um sinal de depressão (escancarar a própria nudez seria uma resposta agressiva ao meio social). Aqui embaixo um pequeno trecho da obra:

Para resumirmos as contribuições psicanalíticas para o estudo do exibicionismo enquanto forma de perversão sexual, podemos enumerar as seguintes observações:

1. O exibicionismo é utilizado como modo de comunicação de um sofrimento interno, habitualmente ligado a traumas da infância recuada.

2. O exibicionismo funciona como uma defesa perante a angústia de castração, e como um meio de reafirmação da potência masculina.

3. O exibicionismo protege o paciente do intercurso com as mulheres, uma vez que aquele pode ser concebido como perigoso e castrador.

4. O exibicionismo é uma defesa que visa proteger o paciente da homossexualidade.

5. O exibicionismo permite ao paciente exprimir sadismo em relação às mulheres, e sobretudo o ódio em relação à mãe.

6. O exibicionismo funciona como uma demonstração narcísica.

7. O exibicionismo exprime as tendências masoquistas do paciente, e a necessidade que o leva ao risco de cair nas mãos da polícia e outras autoridades, o que gratificaria o seu desejo de ser punido.

8. O exibicionismo é usado pelo paciente como um meio de restaurar a sua auto-estima ferida.

9. O exibicionismo permite ao paciente transformar os seus afetos agressivos em afetos sexuais.

“Exibicionismo” – Brett Kahr
Editora Almedina
Páginas: 104
R$ 34,85