Lei João W. Nery será tema da quinta Parada LGBT de Maringá

A lei de identidade de gênero, chamada de lei João W. Nery em homenagem ao primeiro homem transexual brasileiro, de autoria dos deputados federais Jean Wyllys (PSOL) e Erika Kokay (PT) será o tema da quinta Parada LGBT de Maringá.

O projeto determina o reconhecimento do nome social de travestis e transexuais e a mudança de sexo em documentos oficiais mesmo sem a cirurgia de redesignação sexual.

Jean Carlo, transexual da AMLGBT, defende o tema. “Para nós, a aprovação da Lei nos dará o reconhecimento que necessitamos e a dignidade que todas as pessoas merecem”. Jean ainda defende que é um avanço na desburocratização para a alteração de documentos, que hoje só é possível por via judicial e que apenas autoriza mudar o nome e não o sexo. “É muito mais fácil podermos ir direto ao cartório e proceder as alterações, pois por vias judiciais, o processo pode demorar muito tempo”.

A Parada LGBT de Maringá acontecerá no dia 22 de maio com concentração ao lado da prefeitura às 14h, seguindo pela avenida São Paulo até o estacionamento do Estádio Regional Willie Davids.