Jornalista Rosana Jatobá sai em defesa das Paradas Gays

Garota oficial da previsão do tempo na Rede Globo e sazonalmente apresentadora da bancada dos telejornais da emissora, a jornalista Rosana Jatobá quebrou o casulo que impede os profissionais da área de se manifestarem e postou em seu blog na última quinta-feira, 27 de outubro, um texto defendendo as Paradas Gays, e, consequentemente, a população LGBT. Ouvindo os dois lados, ela postou também uma carta de um gay que não concorda com os homossexuais se assumirem publicamente.

Rosana começa falando sobre o retorno de um amigo gay e cabeleireiro que morava em Londres desde 2000 e que neste ano foi à Parada do Orgulho do Rio de Janeiro montado de drag queen. Ela conta que ele “confessou que estava apreensivo com a possível reação de grupos homofóbicos, cujas atitudes agressivas dos últimos meses viraram notícia no mundo todo”.

Rosana continua seu texto reproduzindo uma carta de opinião contrária às Paradas enviada por um homossexual que mora em Londres, onde não ocorrem 260 assassinatos de pessoas LGBT por ano e raramente alguém apanha por ser gay. Na carta, ele critica as Paradas e os gays assumidos dizendo que “esse negócio de viver a vida expressando diuturnamente sua sexualidade é uma doença”.

O balanço final feito pela jornalista é positivo e ela encerra o texto dizendo que “eu particularmente não reprovo as paradas gays, nem qualquer manifestação sobre a sexualidade de cada um. (…) Por trás da fantasia do Clayton e de tantos outros, estão cidadãos que merecem habitar o mesmo espaço de forma respeitosa, por mais extravagantes que sejam”. Leia na íntegra clicando aqui.