Igreja Católica ataca casamento gay na Escócia

A Igreja Católica da Escócia divulgou uma carta com duras críticas aos planos do governo do país de legalizar o casamento gay. O documento foi divulgado no último domingo, 26 de agosto, e conta com 500 assinaturas de denominações religiosas.

A carta pede pede que fiéis se rebelem contra a “redefinição do casamento”, fala ainda da “profunda decepção” com os planos do governo e pede aos políticos que “apoiem o casamento em vez de destruí-lo”. O cardeal O”Brian, máxima autoridade da Igreja Católica na Escócia, declarou que o documento é uma forma de pressionar os legisladores a reverter a medida. Recentemente, ele definiu o casamento gay como “uma subversão grotesca de um direito humano universalmente aceito”.

Representantes do governo escocês divulgaram que a decisão de aprovar neste ano uma lei a favor dos casamento civis entre homossexuais continua firme. Atualmente, os casais do mesmo sexo podem optar por uniões civis que oferecem o mesmo tratamento legal que o casamento em termos de heranças, pensões, seguros de vida, manutenção das crianças, direitos de próximos e de imigração. A nova lei deve vigorar a partir de 2015.