Governo fluminense celebra Dia Internacional do Orgulho Gay

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de seu Programa Rio Sem Homofobia, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional do orgulho Gay, lembrado nesta quinta-feira, 28 de junho. Serão realizadas ações em defesa da cidadania LGBT na cidade do Rio de Janeiro, região serrana, Niterói e Baixada Fluminense.

A região serrana abriu a programação já na última quarta-feira, 27 de junho, com o Centro de Referência da Cidadania LGBT de Nova Friburgo realizando o Seminário de Prestação de Contas das Ações no período de dois anos e seis meses do convênio, firmado entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e Governo do Rio.

A Capital realiza em seu Centro de Referência da Cidadania LGBT (Praça Cristiano Otoni, s/n – 7º andar – prédio da Central do Brasil) neste dia 28 o Ciclo de Debates Homofobia e Cidadania LGBT com acadêmicos, a partir das 13h30, seguido da inauguração de seu Cine Pipoca com exibição do filme “A Pele que Habito”, de Pedro Almodóvar. Logo após rola debate com técnicos, gerentes e coordenador sobre as questões de identidade de gênero e transexualidade.

Tem mais programação, em Niterói, a partir das 8h, na Praça Arariboia, com a ação Bom dia sem homofobia, que vai contar com distribuição de materiais informativos sobre os serviços do Programa Estadual Rio sem Homofobia, uma realização do Centro de Referência da Cidadania LGBT de Niterói.

O governo fluminense continua a celebração do Dia do Orgulho no próximo domingo, 1 de julho, às 15h, na capital, com uma cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da qual participarão 50 casais. O evento marca ainda mais de um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a união estável de pessoas do mesmo sexo.

E a Baixada Fluminense encerra a programação na próxima segunda-feira, 2 de julho, a partir das 14h, com o Ciclo de Debates Homofobia e Cidadania LGBT, que contará com ativistas da região da Baixada Fluminense, coordenadores e técnicos do Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I (Rua Frei Fidélis s/n, Centro – Duque de Caxias). O encerramento contará com Teatro de Rua.