EUA aprovam teste caseiro para diagnóstico de HIV

A FDA, entidade que administra alimentos e remédios, nos Estados Unidos, aprovou na última terça-feira, 3 de junho, o uso de um teste caseiro para detectar infecção pelo vírus do HIV.

O OraQuick In –Home HIV Test é um teste oral que oferece um resultado em torno de 20 ou 40 minutos. É a primeira vez que a FDA aprova um teste de uso doméstico para o HIV.A entidade disse em uma declaração que esse teste detém um potencial para identificar um grande número de infecções por HIV, que não eram diagnosticadas anteriormente, especialmente se usado por aqueles que não fazem uso de métodos de triagem padrão.

“Conhecer o seu estado é um fator importante no esforço para evitar a propagação do HIV”, disse Dr. Karen Midthun, diretora do Centro do FDA para Avaliação e Pesquisa Biológica.

No entanto, o órgão adverte que o resultado positivo não é definitivo, ou seja, não significa que a pessoa esteja infectada com o vírus, e que deve ser confirmado por exames feitos por médicos. Mas que a disponibilidade de um kit de uso doméstico para detectar o HIV é um passo importante, já que fornece uma nova opção para os indivíduos realizarem o teste, para que assim possam procurar os cuidados médicos necessários.