Encontro entre Battisti e Modesto marca conciliação entre Igreja Católica e Movimento LGBT de Maringá
Um encontro considerado “histórico” marcou o fim da polêmica em torno do convite de divulgação da Parada LGBT de Maringá. A ilustração mostra um arco-íris atravessando a Catedral da cidade. Na manhã desta terça-feira (17), o arcerbispo Metropolitano Dom Anuar Battisti se reuniu com um dos integrantes do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), Luiz Modesto, para discutir o assunto, segundo informações de Rubia Pimenta do portal Odiario.
“Levei alguns dados de suicídio entre adolescentes gay, de violência contra LGBT e assassinato de travestis nos municípios da arquidiocese. O arcebispo comoveu-se. Concordamos que direcionar as atenções para os casos de violência contra o ser humano é muito mais relevante que a polêmica causada pelo cartaz. O foco agora é outro, a criação da Pastoral da Diversidade em Maringá e o indicativo de uma Pastoral Nacional da Diversidade pela CNBB”, disse Modesto.
Sobre a imagem, ambas as partes concordaram ser impossível retirá-la do ar, pois já se proliferou pela internet. “No entanto, este nunca foi o cartaz de divulgação da Parada LGBT. O oficial, que usaremos para publicação, é bem mais simples e pode ser visto na Fan Page do evento, no Facebook”, ressalta Modesto.
Ele afirma que a imagem criada pela design Elisa Riemer, como toda obra de arte, tem interpretação livre. “Peço desculpas se alguém se ofendeu com a imagem, não era essa a nossa intenção. Desejávamos apenas abrir um canal de diálogo com a Igreja, e o propósito foi alcançado”.
A Parada LGBT de Maringá ocorrerá em 20 de maio em Maringá.