Curitiba autoriza uso de nome social para trans
Capital do Estado do Paraná, a cidade de Curitiba aprovou neste mês o uso do nome social de pessoas trans nos registros municipais relativos a serviços públicos prestados na Administração Direta, Autarquias e Fundações curitibanas. A decisão foi oficializada pelo Decreto nº 1734, assinado pelo prefeito da cidade, Luciano Ducci (PSDB).
Ainda em Curitiba, as pessoas trans podem também usar seus nomes sociais no processo de atendimento nas unidades de saúde da Prefeitura. É a determinação da portaria assinada no último dia 20 pela secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, durante solenidade que reuniu representantes LGBT, além das secretarias municiais de Recursos Humanos, Educação e Defesa Social.
A norma será publicada em Diário Oficial até a próxima terça-feira (27), mas já começa a ser observada nas unidades de saúde. “Estamos orientando nossas equipes a fazerem o cadastro dos nomes sociais dos pacientes que nos procurarem para, a partir disso, a chamá-los por essa denominação”, explica a Secretária.