Corinthians lança campanha contra homofobia

Superpride

Na última semana, o Corinthians lançou uma campanha direcionada à sua torcida, com o objetivo de abolir o grito de “bicha” contra os goleiros adversários. O que era uma tradição em estádios mexicanos (onde gritam “puto”) virou moda no Brasil.

A campanha do time de futebol paulistano é mais um reflexo do caso de injúria racial sofrida pelo goleiro Aranha, do Santos, em jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. O clube gaúcho foi punido em primeira instância pelo STJD com a exclusão da competição.

Em manifesto divulgado pelo clube, a ideia é reforçar a tese de que o Corinthians sempre foi a favor da inclusão social e racial. E também mostrar que o clube pode ser prejudicado caso os xingamentos continuem.

“Pelo fim do grito de ‘bicha’ no tiro de meta do goleiro adversário. Porque a homofobia, além de ir contra o princípio de igualdade que está no DNA corinthiano, ainda pode prejudicar o Timão”, diz trecho da nota.

A manifestação homofóbica se tornou comum em jogos do Corinthians nesta temporada, ganhando força na Arena, onde o público fica mais próximo do gramado. A campanha do Corinthians tenta conscientizar os torcedores no sentido de evitar qualquer tipo de preconceito dentro do estádio.