Cientistas criam preservativo que pode matar os vírus do HIV, herpes e HPV

Superpride

Recentemente, a ONU divulgou dados que mostraram um avanço na epidemia de AIDS no Brasil e toda e qualquer notícia envolvendo a prevenção de DST’s merece ainda mais destaque.

Hora de conhecer o preservativo VivaGel, aposta ousada da empresa de biotecnologia australiana Starpharma. Testes de laboratório mostraram que o preservativo é eficaz na desativação de 99,9% dos vírus de HIV, herpes e casos de vírus do papiloma humano – HPV.

A gente ficou ainda mais animado com a informação de que o produto já recebeu um selo de Conformidade de Certificação de Avaliação do Australian Therapeutic Goods Administration- uma autorização semelhante ao fornecido pelo nosso Ministério da Saúde – possibilitando a produção em massa. Ou seja, o preservativo, o primeiro já desenvolvido com essa função, deve estar disponível para compra nos próximos meses.

Os preservativos são lubrificados com VivaGel, um medicamento que contém 0,5% de astodrimer de sódio – projetada especificamente como um composto contra o HIV.

Os cientistas esperam que o gel ajude a reduzir a transmissão do vírus da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de reduzir o risco de gravidez.

A produção é uma parceria da Starpharma com a Ansell, responsável por cerca de 70% do mercado de preservativos da Austrália. A recente aprovação veio depois que o preservativo foi avaliado em um conjunto de requisitos em matéria de segurança e desempenho.