Anvisa registra remédio que pode prevenir HIV

O remédio Truvada, usado na prevenção de infecção pelo HIV e que recebeu o aval da comissão consultora da agência que regula a venda de medicamentos nos EUA, foi registrado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Produzido pela Gilead Sciences, de acordo com testes realizados internacionalmente, pessoas que tomam a medicação diariamente têm uma possibilidade 90% menor de contágio pelo HIV. Com o registro pela Anvisa isso não significa, porém, que a droga passará automaticamente a ser usada no Brasil para tratamento de pacientes com HIV ou indicada para prevenir o contágio em relações sexuais desprotegidas envolvendo parceiros soropositivos ou não.

O remédio já é usado em vários países no tratamento de pacientes com AIDS. O Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde afirmou que o registro da Anvisa não vai modificar, no momento, a estratégia brasileira de combate à doença.

O assessor do departamento, Ronaldo Hallal, argumenta que, embora alguns estudos mostrem que o remédio exerce um papel protetor, não está claro, ainda, como isso seria aplicado em uma ação de saúde pública.