ABGLT denuncia discriminação contra travestis em comercial de cerveja
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) protocolou nesta segunda-feira, dia 28 de maio, no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), um ofício em que aponta um caso de “discriminação contra travestis” e pede a imediata suspensão do comercial de TV “Festa de São João”, da cervejaria Nova Schin, em veiculação em rede nacional.
No vídeo, é possível ver um grupo de amigos rindo de um deles por ter confundido uma travesti com uma mulher. Nos segundos finais do clipe, a travesti surge novamente, desta vez, sentada à mesa junto com eles. Ainda assim, o presidente da associação, Toni Reis, se diz consternado pelo fato das travestis estarem entre um dos segmentos mais discriminados no Brasil.
“O comercial contribui para referendar e banalizar essa discriminação, ridicularizando a personagem travestida”, afirma ele. Toni vai mais além e diz que para entender este posicionamento, bastaria ridicularizar a personagem do comercial por causa da cor de sua pele ou por causa de sua raça, para perceber que o conteúdo é discriminatório. “Ao mesmo tempo em que entendemos que é preciso ter bom humor, não se deve utilizar-se da fragilidade de uma população para vender um produto. Isto não é condizente com o preceito constitucional da dignidade humana”, explica.
Veja o vídeo e dê a sua opinião. Você acha que o comercial apela para o preconceito?