PCdoB lidera lista nacional de partidos com candidatos LGBT
No inicio da semana foi divulgada uma lista atualizada do total de candidatos e candidatas LGBT nas Eleições 2012, que serão realizadas em todo o Brasil no dia 7 de outubro. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), são ao todo 155 candidaturas da diversidade sexual, e o PCdoB lidera a lista com 134 candidatos.
Em Maringá, o PCdoB é o único partido que lançou um candidato assumidamente gay, o ativista e jornalista Luiz Modesto.
A lista mostra que os e as representantes coloridas estão espalhadas por 24 partidos em 24 Estados diferentes. Ou seja, quase todo Estado brasileiro tem uma opção LGBT. São 85 candidaturas de gays, 25 lésbicas, 24 transexuais, 16 travestis, 4 bissexuais e 1 drag queen. O estado com maior número de candidatos é a Bahia, com 34 postulantes, seguido por São Paulo (27), Minas Gerais (18) e Rio Grande do Sul (12).
Entre os partidos, os que apresentam candidaturas assumidamente LGBT são PT (27), PSOL (19), PSB (15), PCdoB (134), PV (9), PSDB (6) e o Democratas (3). “Embora tenhamos feito essa lista de candidaturas LGBT e aliadas à causa LGBT com o objetivo de orientar o eleitorado LGBT, é importante que as pessoas procurem conhecer a história de luta e as propostas dos/das candidatos/as antes de votar neles”, aponta Toni Reis, presidente da ABGLT.
“Não basta ser uma candidatura LGBT. A recomendação também é que não sejam candidaturas corporativistas voltadas apenas para a população LGBT, mas que ampliem para outras populações, assim como abranjam os temas sociais, como a saúde, educação e segurança pública”, continua Toni.