Diretor que vetou beijo gay na Globo é substituído
A Rede Globo anunciou no início da tarde desta quarta-feira, 19 de setembro, mudanças na direção geral da TV. O diretor geral Octávio Florisbal, que no ano passado divulgou uma carta sobre o posicionamento de veto ao beijo gay na programação da emissora carioca, será substituído por Carlos Henrique Schroder, a partir de 2013.
A explicação do veto ao beijo gay foi feito pela primeira vez em resposta a um pedido de Toni Reis, presidente da ABGLT. Na carta, Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, em nome de Florisbal, explicou que o beijo gay não vai acontecer porque ele desrespeitaria o poder parental de parte de sua audiência. No entanto, a direção afirma o combate ao preconceito vem sendo cumprindo pela emissora por meio do jornalismo, da teledramaturgia e demais programa de entretenimento, colaborando assim com a mudança de atitudes e comportamentos.
O anúncio das mudanças foi realizado pelo presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, ao grupo de executivos da TV Globo. Com isso, Florisbal integrará o Conselho de Administração, enquanto, Ali Kamel sucederá Schroder na Direção Geral de Jornalismo e Esportes.