Senado vota indicação de ministra friendly para o STF

Vista como uma magistrada friendly, Rosa Maria Weber terá nesta terça-feira, 13 de dezembro, sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) votada pelo Plenário do Senado Federal, em Brasília. A indicação dela pela presidente Dilma Rousseff já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no último dia 6 por 19 votos contra 3.

A Mensagem 141/2011, com a indicação de Rosa Weber, consta da pauta da ordem do dia desta terça, ao lado de indicações de outras autoridades. Se aprovada sua indicação, Rosa assume a vaga deixada desde agosto pela ministra Ellen Gracie, que oficializou sua aposentadoria e deixou o STF funcionando com apenas 10 ministros.

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa é ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 2006. Nascida em Porto Alegre, em 1948, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e se tornou juíza do Trabalho, por concurso, em 1976. Em 1991, foi promovida, por merecimento, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Ela é conhecida por sua postura tolerante em questões como soropositivos, usuários de drogas e homossexuais. O exemplo mais recente foi a condenação de uma empresa que demitiu um funcionário soropositivo. Em sua justificativa, ela escreveu: “sofrem discriminação, também, os portadores de determinadas moléstias, dependentes químicos, homossexuais, e até mesmo, indivíduos que adotam estilos de vida considerados pouco saudáveis.”