Igreja Católica rezará contra adoção gay na França
A Igreja Católica na França está revivendo uma tradição iniciada no século 17. Os eclesiáticos irão realizar uma série de orações no dia 15 de agosto na esperança que o Governo do país não adote a política favorável à adoção por casais do mesmo sexo em 2013.
Segundo agências internacionais, a Igreja adotará o dia da Oração para Assunção, tradição iniciada por Louis XIII em 1638 que caiu em desuso após a Segunda Guerra Mundial. A Conferência dos Bispos Católicos na França lançou uma recomendação para que as igrejas usem a próxima quarta-feira para marcar o evento.
Celebrando a Assunção da Virgem Maria, a Igreja reza por aqueles cujas decisões afetam a economia em tempos de dificuldades. Em seguida, pedem a Deus que aqueles que foram eleitos para governar o país tenham um “senso de bem comum da sociedade” que “superem pedidos especiais” que receberem e sigam a “orientação de sua consciência”. Os bispos solicitam que as orações sejam para que as crianças “deixem de ser objetos de desejos e conflitos dos adultos e que passem a ser beneficiadas pelo amor pleno de um pai e uma mãe”.
Em julho, o primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, declarou que a promessa de campanha do novo presidente, François Hollande, será cumprida. Os casais gays terão direito ao casamento e adoção no primeiro semestre de 2013. “Nossa sociedade está evoluindo, os estilos de vida e as atitudes estão mudando. O governo vai responder em nome da igualdade”, declarou ao parlamento.