Haddad lança programa de governo com propostas para LGBT

Após encontros com o setorial LGBT do partido, o candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, divulgou seu programa de governo nesta terça-feira, 14 de agosto, com propostas que atendem a comunidade gay da cidade. Intitulado “Um tempo novo para São Paulo”, o programa traz diretrizes e propostas pelo direito à diversidade sexual.

O candidato petista promete colocar em prática o Plano Municipal de Combate à Homofobia, elaborado nas Conferências Municipais de 2008 e 2011. Entre as propostas, está a criação de Centros de Referência e Combate à Homofobia em todas as regiões de São Paulo, dotados de advogados, psicólogos e assistentes sociais capacitados nos serviços de orientação e combate à homofobia. O candidato quer ainda tornar obrigatório o nome social de travestis e transexuais no atendimento aos serviços públicos.

Em maio, Haddad evitou tomar posições polêmicas sobre os LGBT, mas defendeu o veto da presidente Dilma ao programa Escola Sem Homofobia. Ainda na corrida eleitoral, ele chegou a visitar a sede da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), onde reforçou que não há contradições entre liberdade religiosa e direitos civis LGBT.

O programa de governo do candidato traz ainda uma análise sobre as desigualdades e desequilíbrios das diferentes áreas econômicas e sociais da cidade de São Paulo, retomando a gestão Marta Suplicy (2000-2004) e com fortes críticas as administrações Serra/Kassab (2005-2012).