Europa ganha o seu primeiro chefe de Estado assumidamente gay
Depois de um período de 18 meses sem governo, Elio Di Rupo foi nomeado nesta terça-feira, dia 6 de novembro, pelo rei da Bélgica, Alberto II, como o primeiro-ministro do país. Ele é o primeiro chefe de governo da União Européia assumidamente homossexual.
Extremamente popular e carismático, Rupo também é o primeiro socialista a assumir o comando do país desde 1974. Ele assumiu a sua homossexualidade em 1997, quando jornalistas o questionavam sobre um escândalo do qual foi inocentado.
No meio do bafo, um dos entrevistadores lançou uma pergunta sobre a suposta sexualidade de Elio Di Rupo, quando recebeu como resposta um simples e objetivo: “sou, e daí?”.
Líder do seu partido, é a primeira vez que um socialista assume o comando do país desde 1974. Vale destacar que o fato de ser gay não pesou na opinião dos belgas sobre o novo representante do país.
A Bélgica tem um histórico positivo quando se trata de direitos igualitários entre héteros e homossexuais, já que foi o segundo país do mundo a legalizar o casamento gay e a adoção para casais do mesmo sexo.