Cresce apoio ao casamento igualitário nos EUA

Após o referendo que aprovou o casamento gay nos Estados norte-americanos de Maryland, Maine e Washington, o suporte as uniões gays cresceu nos Estados Unidos, revela uma pesquisa realizada pela Quinnipiac University, de Connecticut, divulgada nesta quarta-feira, 5 de dezembro.

De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados por telefone disseram apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma alta significativa na comparação com os 36% que responderam afirmativamente quando a pesquisa foi feita em 2008.

Houve ainda queda na oposição para 46%, contra os 55% em 2008. Entre os católicos brancos, o apoio alcançou 49%, apesar da forte oposição da Conferência de Episcopal católica dos Estados Unidos ao casamento entre gays ou lésbicas.

A pesquisa surge em boa hora já que a Suprema Corte de Justiça está prestes a tomar uma decisão sobre a constitucionalidade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, que é legal em nove estados da União, mas não é reconhecido pela lei federal. Foram entrevistados 1.949 eleitores registrados de 28 de novembro a 3 de dezembro, com uma margem de erro de 2,2 pontos.