Oposição norte-americana começa apoiar casamento igualitário no país

Enquanto no Brasil o governo da Presidente Dilma e suas alianças com a bancada evangélica empacam o progresso de leis que garantem os direitos da comunidade LGBT, nos Estados Unidos até republicanos já apoiam a causa da bandeira arco-íris. O conhecido ator e diretor Clint Eastwood – Meninda de Ouro, Gran Torino, Invictus e outros renomados filmes – está na lista dos opositores que querem direitos iguais no país do Tio Sam.

Um documento com a assinatura de 131 republicanos – que inclui assessores dos ex-rivais de Obama na campanha presidencial Mitt Romney e John McCain – foi ao público norte-americano na última sexta-feira, 1 de março. O documento para que a Suprema Corte revogue a lei que proíbe o casamento gay nos EUA. Além de Clint, um republicano de longa data que apoiou publicamente Romney na Conversão Nacional Republicana, antigos membros da administração de George W. Bush, legisladores e ex-governadores assinaram o documento.

Entenda

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que faz parte do Partido dos Democratas, é tradicionalmente apoiado por trabalhadores, sindicados, assalariados, pela maioria das profissões intelectuais, como professores e artistas, e por algumas minorias étnicas. Enquanto isso, o partido dos Republicanos é conservador e tem forte apoio do religiosos, como consequência é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por este motivo, é uma supressa que uma ala tão conservadora dos EUA se movimente em prol do bem comum.