Doação de sangue gay será discutida em Salvador
O Movimento Doe Vida está convidando a todos e todas para um Fórum de Debate que será realizado nesta quarta-feira, 8 de agosto, das 14h às 18h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, que fica na Praça Municipal. Na ocasião, será abordada a Doação de sangue por homossexuais. O Fórum integra as ações da campanha nacional de doação de sangue, Dia pela Vida Salvador, lançada no último dia 10.
O espaço, aberto para discussão, reúne Marcia Hauali, coordenadora nacional do Movimento Doe Vida, Camila Pimentel, do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS – GAPA, representantes da HEMOBA, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde e artistas envolvidos na campanha e GGB.
A ideia é gerar um debate, no qual os participantes questionem e opinem e, ao mesmo tempo, que ajude a promover políticas públicas que incentivem ações, campanhas e movimentos a favor da vida, desmitificando mitos e combatendo preconceitos.
O Movimento Doe Vida, responsável por campanhas de conscientização e coleta de sangue por todo o Brasil, percorrerá varias capitais e, após o sucesso da campanha em Belo Horizonte, no mês de março deste ano, é a vez do Dia pela Vida Salvador conscientizar a população para a importância da doação de sangue voluntária e contínua. Em parceria com a HEMOBA, pretende abastecer o banco de sangue do hemocentro baiano.
“Nossa meta é ampliar a coleta de bolsa de sangue, conscientizar os jovens para que se tornem doadores, fornecer informações sobre o processo de doação de sangue e também de medula óssea e mais ainda, acabar com mitos sobre estes assuntos”, afirma a fundadora e também Coordenadora Nacional do Movimento Doe Vida, Márcia Hauali.